MTR OnLine

2018-05-08

O novo sistema online de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) entra no ar nesta segunda-feira (29). A ferramenta digital de controle de cargas estará disponível na capa do site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A partir de agora, geradores, transportadores e destinadores deverão usar a internet para informar dados sobre a movimentação de resíduos no Estado.

A inovação elimina o tradicional talonário de MTR em papel e extingue a cobrança de taxas para emissão das autorizações, que custavam mais de R$ 600,00. Além disso, o novo sistema traz segurança e transparência aos usuários, que poderão acompanhar em tempo real todas as etapas da movimentação dos resíduos, desde a geração até a destinação fina.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL QUANDO É NECESSÁRIO?

2018-05-29

O Licenciamento ambiental será necessário quando houver intenção de instalar empreendimento ou desenvolver atividade que cause algum impacto ambiental.

O local pretendido será avaliado para que ocorra a menor degradação ao meio ambiente. Algumas atividades que devem ter licenciamento ambiental são industrias, condomínios, rodovias, aeroportos, áreas de lazer, extração de minérios, irrigação, cultivos, criações de animais, etc.

Leia em www.fepam.rs.gov.br ou no site da prefeitura de seu município.

 

PROBLEMAS MAIS COMUNS COM O DESPLACAMENTO DE TINTA.

2018-05-29

São várias as causas do desplacamento de tinta em peças metálicas.

Porém pode-se citar que a falta de limpeza ou o uso de produtos inadequados são as principais causas.

Entre em contato conosco e saiba mais.

NOVAS REGRAS PARA EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

2018-05-31

FEPAM, atualiza regras para emissões atmosféricas.

Estão inclusos todos os estabelecimentos que geram qualquer tipo de emissão.

Leia na íntegra a Diretriz n° 01/2018 em www.fepam.rs.gov.br

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

2018-06-05

O dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Hoje (05/06) é o dia em que além de refletirmos, devemos reagir pois vivemos um momento crítico em todo o planeta, são necessárias as mudanças de hábitos, como também políticas.

Mas especialmente essa semana podemos incentivar fazendo 2 itens que fará diferença em sua residência ou escola.

Plantar mudas: essa é a mais tradicional de todas, mas é de longe a preferida. Isso porque é fácil, prática e cativa a todos: crianças e adultos. Para isso, escolha onde vai acontecer a plantação. Se for em lugares pequenos, escolha vasos, caso tenha disponível um espaço ao ar livre, desloque toda a turma e inicie a ação.

 Organizar o lixo: o acúmulo de resíduos é um problema grande para o meio ambiente. Se o seu ambiente de trabalho ou escola ainda não faz a coleta seletiva de lixo, é hora de começar!

Aldeck Assessoria Química e Ambiental